Neurofeedback

DESBLOQUEIE O POTENCIAL DO SEU CÉREBRO

A cada dia a tecnologia vai se aprimorando e dando possibilidade de surgir técnicas mais avançadas de abordagem de funcionamento cerebral. Entre estas técnicas se destaca o neurofeedback.

O neurofeedback é um tipo de biofeedback (também conhecido como EEG biofeedback) que tem como objetivo treinar uma pessoa de forma a modificar diretamente o funcionamento do cérebro. Deste modo, pode-se corrigir distúrbios no funcionamento cerebral e aprimorar o desempenho cognitivo e emocional.

Como método não invasivo e não medicamentoso, é utilizado em vários transtornos como depressão, transtorno de déficit de atenção, ansiedade, distúrbios do sono, dores de cabeça, enxaquecas e outros problemas emocionais.

O aperfeiçoamento de cérebros saudáveis também pode ser realizado, aumentando as capacidades intelectuais, cognitivas e criativas de executivos, educadores, estudantes e artistas; e também o desempenho esportivo dos atletas.

O Neurofeedback nos possibilita o conhecimento de nosso estado mental e quais são os níveis de atividade cerebral mais apropriados a cada processo da mente. Se nossa intenção for a de aumentar nossa capacidade de concentração para suprimir o déficit de atenção, então o equipamento de EEG vai nos possibilitar o reconhecimento de sinais de distração e ensinar nosso cérebro a trabalhar mais rápido. Poderemos, também, aprender a conduzir nosso cérebro  a reconhecer e reequilibrar, com  atividades  adequadas, os níveis inadequados  de stress, de depressão, de ansiedade, etc. A eficácia deste tratamento está evidenciada por muitos anos de pesquisas científicas em diversas partes do mundo, como nos Estados Unidos, Canadá e Europa, que indicam que o treinamento estimula mudanças progressivas e estáveis em nossa atividade cerebral.

O funcionamento do cérebro se dá através de pequenas descargas elétricas, que estabelecem as comunicações entre os neurônios (sinapses). Eletrodos colocados na superfície craniana captam o sinal neurológico e o transmitem ao aparelho. Este aparelho recebe o sinal, o processa e através do software, podemos acompanhar toda a atividade cerebral projetada em uma tela de computador em tempo real. Através de uma avaliação inicial estabelecemos o que precisa ser treinado, em quais regiões do cérebro e como as informações serão dadas de volta (feedback) para o cérebro.

Devemos salientar que durante a colocação dos eletrodos, o cabelo não precisa ser removido e a pessoa não sente nenhum desconforto. Os sinais captados pelos eletrodos são enviados para um computador, onde eles são examinados por um softwares específico,

Depois de constatado, através da avaliação neurológica do cliente com a tecnologia do Neurofeedback, um funcionamento inadequado em sua atividade cerebral, elabora-se um protocolo específico de tratamento individualizado de forma a otimizar o tempo de treinamento centrando-se nas áreas de disfuncionais e as de interesse do cliente.

Durante o treinamento as informações de atividade das ondas cerebrais são apresentadas a pessoa através de imagens de jogos, vídeos e/ou sons potencializando o desempenho e regulando o funcionamento cerebral. Neurofeedback tem apoio investigação de apoio a sua eficácia não invasiva e de utilização em vários transtornos mentais, incluindo depressão, transtorno de déficit de atenção, ansiedade, distúrbios do sono, dores de cabeça e enxaquecas, e outras questões emocionais .. Enquanto isso soa difícil, ele é feito por simples repetitivo formação enquanto ligada aos eletrodos.

. A terapia do Neurofeedback pode ser aplicada nos seguintes casos:

• Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH;

• Dislexia (dificuldades de ler palavras e dificuldades de reconhecer palavras);

• Discalculia (distúrbio neurológico que afeta a habilidade com números);

• Disgrafia (dificuldade na escrita está associada à dislexia);

• Demais perturbações da aprendizagem;

• Perturbações do desenvolvimento;

• Controle de crises convulsivas na epilepsia;

• Prevenção de cefaleias de tensão e enxaquecas;

• Ansiedade e Stress;

• Depressão e outras perturbações do humor;

• Perturbações do sono;

• Otimização da performance no esporte;

• Treino de otimização da Performance  Mental (Mente de Alta Performance);

• Otimização da Performance Profissional;

• Otimização da Performance no Esporte.

A terapia com Neurofeedback é completamente  natural e se dá através de condicionamento operante, no qual o cérebro identifica e altera as frequências das ondas cerebrais nas áreas que demandam correção. Os treinamentos são realizados no mínimo duas vezes por semana por um profissional treinado. O funcionamento do cérebro se dá através de pequenas descargas elétricas, que estabelecem as comunicações entre os neurônios

Comumente são relatadas mudanças comportamentais a partir da 10ª sessão, embora algumas pessoas tenham fortes mudanças mesmo depois da sua primeira sessão. Contudo, são necessárias, em média, de 30 a 50 sessões, podendo ser necessárias mais sessões em casos mais graves ou complexos.

Após o tratamento, a pessoa aprende através da auto regulação treinar seu cérebro naturalmente, sem medicamentos farmacêuticos e com ganhos duradouros.